ContatO

© 2017 by Life & Spiritual Coach. Proudly created with Wix.com

São Paulo / SP

Brasil

​​

 

Skype: ​

contato@anarahaman.com

5 Passos para o Autoconhecimento

8 Sep 2017

 

 

 Ai! Lá vem de novo esse tal de autoconhecimento me perseguindo! Parece praga! Virou moda! Me deixa aqui no meu mundinho!!!

 

Tem assuntos que de tanto que ficam falados parecem moda, aquela que vem e enlouquece a galera e depois some e ninguém se lembra que existiu. Isso acaba muitas vezes por nos tornar menos receptivos à novas ideias e a ligar o nosso botão da desconfiança para todas as "novidades" que surgem diariamente nessa enxurrada de informações que recebemos.

 

Mas tem assuntos que devemos ficar com a antena ligada e alerta para ao menos conferir e refletir se faz sentido para nossa vida e realidade atual, e se não vale, ao menos registrar sua existência.

 

Muito tem se falado em Autoconhecimento, pois estamos em dias de evolução em velocidade máxima, de informações que não damos conta de obter e de cobranças que estão literalmente enlouquecendo a sociedade tornando as pessoas super ansiosas e depressivas. Nunca ouvimos tanto falar de depressão como nos dias atuais. Virou o mal do século!!

 

Precisamos nos munir de ferramentas e atitudes que nos auxiliem a manter uma rotina mais saudável e consequentemente a mente saudável. Não me refiro à uma rotina cheia de saladinhas e totalmente zen, mas com alguns hábitos que ajudem a desestressar, que te permitam se conhecer e saber seus limites e como mantê-los em níveis que sejam tolerantes para seu corpo e mente.

 

Tá! Mas onde entra esse tal autoconhecimento nessa história?!

Ele entra na necessidade de termos um momento nosso, onde possamos nos auto-analisar, perceber nosso corpo, nossos sentimentos, perceber que o corpo "fala"conosco a todo instante e que é preciso apertar o stand-by de vez em quando para respirar e colocar os arquivos mentais em ordem. E como você pode fazer essa quase mágica?! Vamos ver algumas dicas.

 

1- Separe um momento só seu - Aprenda a se fazer companhia e a se curtir. Momentos de solidão e silêncio nos ajudam a perceber nossa mente e corpo, nos ensinam o quão a nossa própria companhia pode ser prazerosa e benéfica. No início pode ser estranho e desconfortável, mas te garanto que isso mudará e seus momentos consigo serão os mais esperados do dia!

 

2- Faça meditação - O quê?!?! Não consigo nem assistir meu seriado favorito sem um ser batendo o maior papo comigo dentro da minha própria cabeça e você me fala em meditação?!?! ... Siiiimm!!! Tá na hora de mostrar quem manda nessa cabeça aí!!

Existem inúmeros áudios e vídeos de meditação guiada que você pode começar a ouvir na hora de dormir e que já vão ajudar muuuuito a acalmar sua mente. Comece com os de 10 ou 15 minutos e vá aumentando gradativamente, e ouça diariamente. Seu sono será mais profundo e revigorante e com o tempo você perceberá que a sua mente ficará cada vez menos tagarela.

 

3- Aprenda a "ouvir" o seu corpo - Você já ouviu alguma vez dizerem que todas as respostas estão dentro de nós? Creio que sim. Mas como assim dentro de nós?! Como acesso isso em mim?!

Vou dizer que essa não é das tarefas mais fáceis e vai requerer um pouco mais de observação e habilidade da sua parte, além da necessidade de NÃO racionalizar a resposta, ou seja, não é o momento de ouvir seu cabeção, porém quando a gente pega o jeito da coisa, ah! Que satisfação!!

Quando precisar tomar decisões ou apenas quiser saber como se sente sobre determinada situação, pare um momento em silêncio, pense no que quer saber e se imagine vivenciando as opções que tem que escolher. Perceba como se sente em relação à um ou outro caminho. Algum lhe causa desconforto? Algum te dá uma sensação gostosa, de alegria e satisfação? Tá aí sua resposta! Confie mais na sua intuição! Experimente!

 

4- Conheça e estude mais sobre o assunto - Compre livros, assista vídeos, ouça áudios e busque mais informações sobre Autoconhecimento. Experimente e adquira novos hábitos percebendo quais são mais adequados para você e te trazem resultados mais satisfatórios fazendo com que você se sinta melhor e mais confiante.

 

5- Seja mais otimista - Com o stress e correria do dia a dia geralmente ficamos ligados no automático e nos pegamos reclamando quando algo não sai como esperávamos. Acumulamos reclamações e pensamentos desanimadores que nos carregam de uma energia negativa e pesada tornando a rotina mais difícil de ser suportada e, por vezes, nem percebemos que agimos assim. Então preste mais atenção à qualidade de seus pensamentos e se policie para ir trocando essa vibração. Quando um pensamento negativo chegar identifique e mude o foco para algo positivo, não se deixando poluir. 

Ah, mas é fácil falar!! ... Sim! Falar é muito mais fácil!! Mas quem disse que seria assim tão fácil e sem esforço?! Mas o resultado valerá cada segundo!!

Faça assim... pintou o pensamento negativo, respire fundo e diga a si mesmo: - Eu escolho mudar a qualidade do que penso!

E mude o foco. Também comece a avaliar as questões por pelo menos dois ângulos diferentes, o positivo onde tudo pode dar certo, e o negativo onde tudo pode dar errado. Assim, com os dois cenários em mente, foque no mais otimista, afinal o universo conspira a favor daquilo que colocamos a nossa atenção. E você não se sentirá inconsequente, pois não deixará de considerar a opção menos favorável, mas vai deixá-la guardadinha no escuro.

 

Existem muito mais coisas que você pode fazer por si e que te proporcionarão uma intimidade maior com seu interior e um aumento da paz e felicidade em seu coração. Estas são algumas dicas para você apenas começar sua caminhada rumo ao autoconhecimento. 

 

Eu espero ter ajudado um "bucadinho" nesse seu novo caminhar... Me conte como foi!

 

Namastê!

 

Dicas de meditações guiadas: http://bit.ly/2wPPS2O

Canal YouTube: http://bit.ly/2wQobae

Facebook: http://bit.ly/2wPZuec

 

 

* Gostou deste conteúdo? Agende uma sessão de coaching gratuita e saiba mais sobre Autoconhecimento.

Ana P Rahaman - contato@soulccoach.com.br

 

Please reload

Recent Posts
Please reload

Receba as Novidades!